O planejamento estratégico dentro de uma empresa é de extrema importância para que os processos de gestão aconteçam de forma orgânica e eficaz. Basicamente, consiste em definir uma estratégia e definir como ela pode ser alcançada. Mas para isso, é necessário ter alinhado quais os objetivos, metas a serem alcançadas, descrições das ações, previsão de custos e avaliar o contexto externo e interno em que a empresa está inserida.

 

Michael Porter, um dos principais especialistas contemporâneos em estratégia e também professor de Harvard, conclui que a estratégia pode ser definida como um conjunto de ações agressivas ou defensivas para criar uma posição em um determinado segmento, aumentando a competitividade e obtendo um maior retorno sobre o investimento.

 

Ou seja, somente através de um bom planejamento estratégico é possível traçar novos rumos e atingir os objetivos esperados. Existem milhares de frameworks e diferentes metodologias que podem ajudar na formulação de um bom planejamento estratégico. Diante disso, separamos 4 passos que podem te nortear para um bom planejamento:

 

  1. Defina seu objetivo

Sem objetivos ou metas, qualquer empreendimento está fadado ao fracasso. É fundamental que as direções estejam bem definidas para que o trajeto a ser traçado fique mais claro. O objetivo de uma empresa parte de sua necessidade, neste momento é ideal a avaliação minuciosa para delinear as metas.

 

  1. Analise o ambiente interno de sua empresa

Grande parte do sucesso de um planejamento estratégico depende dos recursos internos de uma empresa, visto isso, é de extrema importância que alguns fatores sejam analisados. Questões como time motivado, processos claros, tecnologia de ponta, processos eficazes e instalações adequadas devem ser levadas em consideração.

 

Diante disso, liste os recursos necessários para alcançar as metas e objetivos para que o plano se torne efetivo.

 

  1. Analise o ambiente externo

Outro fator que deve ser levado em conta é o ambiente externo de sua companhia. Analise a concorrência, clientes, fornecedores e órgãos reguladores, após a avaliação desse bloco, analise as tendências de mercado e economia geral.

 

A partir dessa avaliação encontre oportunidades e ameaças que devem ser consideradas no plano e que podem potencializar o alcance das metas.

 

  1. Defina as estratégias

Desenvolver um plano de ação requer de antemão informações coletadas nos passos anteriores.

Um plano de ação consiste nas tarefas que devem ser feitas para chegar às metas e objetivos. Esse plano pode ser desenvolvido a partir do conceito 5w2h que se fundamenta em:

 

  • 5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?);
  • 2 H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?).

 

Monte uma tabela com as respostas destas questões-chaves que servirão para auxiliar na implementação de cada etapa do planejamento estratégico.