Você sabe o que é o ERP? A sigla significa Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Corporativos. Nada mais é que um sistema de software de gestão integrada, que controla todas as atividades, produtivas e/ou administrativas, realizadas diariamente dentro da empresa.

Ter esse controle sempre em dia não é uma tarefa fácil. Por esse motivo a necessidade de ter um ERP dentro de uma empresa aumenta cada vez mais.

Além disso, um ERP tem muitos outros benefícios para o universo corporativo e empresarial. Quer descobrir quais? Continue conosco.

 

Benefícios de um ERP

Agora que você já conhece mais desse software de gestão integrada, confira 4 benefícios que um ERP pode trazer para a sua empresa:

  1. Mais acertos, menos erros.

A diversidade de sistemas dentro de uma empresa pode causar falhas na comunicação entre as plataformas, resultando em informações erradas.

A boa notícia que o ERP traz é a diminuição de falhas no registro das informações e no gerenciamento dos dados. Sendo um sistema de gestão integrada, todos os setores podem ter acesso a ele, facilitando o acesso e o gerenciamento dos elementos.

 

  1. Controle de acesso das informações.

Primordialmente, o controle de acesso das informações confidenciais de uma empresa é de extrema importância. Com um ERP, somente gestores e colaboradores registrados no sistema conseguem acessá-las.

Com esse controle rigoroso, as chances de invasões diminuem, aumentando a segurança.

  1. Automação de processos.

Tempo. Atualmente essa palavra vem ganhando grande importância nas rotinas empresariais. E você sabia que um ERP está diretamente ligado a isso? Um dos principais benefícios de um ERP é a redução de tempo dos colaboradores para executar tarefas que podem ser automatizadas.

O ERP automatiza atividades e padroniza processos, aumentando a produtividade e desempenho dos departamentos e diminuindo os erros.

  1. Relatórios completos.

Dentro de um ERP, o sistema de relatório é unificado para cada processo, mas além disso também há a possibilidade de relatórios personalizados serem gerados rapidamente.

Com esse sistema é possível analisar informações, cruzar dados de maneira simples e eficaz, permitindo que através de uma leitura analítica completa sejam delineadas rotas e estratégias baseadas em métricas confiáveis.

Agora você já sabe a importância de um ERP para o seu negócio.

Além de todos os benefícios citados ao longo deste artigo, vale ressaltar que até mesmo a gestão de pessoas é impactada positivamente com esse sistema dentro das empresas, visto que, com um sistema integrado, os colaboradores se tornam mais produtivos e motivados.