Por Denis Gonçalves, CEO da Next SI

Atualmente, tem crescido o interesse de gestores em investimentos de soluções que proporcionem melhorias ao empreendimento. Isso tem surgido devido à forte competitividade existente no mercado, que acarreta em uma corrida para obtenção de eficiência e eficácia. Para isso, algumas metodologias podem ser implementadas nas empresas, a fim de que alguns objetivos sejam alcançados com maestria, como é o caso do Business Process Management (BPM).

O Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos, é um método utilizado para que a organização otimize seus processos, gerando valor e produtividade para o negócio e sendo uma etapa importante para a transformação digital. Em outras palavras, o BPM é usado para mapear, analisar, definir, executar, monitorar e fazer o gerenciamento de todos os processos de um empreendimento.

Com foco na otimização, o objetivo do BPM é obter uma melhora contínua nos processos da empresa, criando um ambiente integrado de sistemas, no qual todos os setores da organização têm conhecimento sobre todas as áreas. O conceito de BPM traz consigo a automatização e aumento de desempenho de atividades, proporcionando às empresas uma série de benefícios, como: maior transparência nos processos, maior controle, aumento de produtividade, automação, agilidade, eficiência, redução de custos e maior segurança.

Além desses benefícios, o BPM auxilia na obtenção de um padrão regular nas operações, o que facilita o treinamento de novos funcionários, fortalecendo a cultura organizacional da empresa. Ainda, um benefício e vantagem importante em se ter uma solução em BPM é o fato de ser possível enxergar, como um todo, a cadeia produtiva da organização, tornando mais fácil saber quais pontos precisam ser melhorados e diminuindo, assim, os desperdícios de recursos.

No mais, o Business Process Management é capaz de melhorar a qualidade final dos produtos e serviços de um negócio, já que a adoção de um padrão permitirá com que a qualidade entregue ao cliente seja sempre regular. O monitoramento dos processos, nesse sentido, faz com que exista a tendência de que resultados melhores sejam entregues a cada vez.

A partir de todos os benefícios apresentados, entende-se que o implemento de soluções em BPM facilita a organização dos processos de um negócio e proporciona uma melhoria na cultura organizacional, como um todo, já que todos os processos são compartilhados para todos os funcionários. Ter o Business Process Management na empresa pode colocá-la um passo à frente na competitividade do mercado.

Denis Gonçalves é CEO e Fundador da Next SI – companhia especialista em suporte a gestão empresarial e desenvolvimento de tecnologia. Com 20 anos de mercado, a Next SI é provedora de soluções que auxiliam no controle, redução de custos, aumento da colaboração, competitividade e produtividade das empresas.