Por Denis Gonçalves, CEO da Next SI

Dentre as atuais ferramentas inovadoras para potencializar estratégias que aumentem a competitividade das empresas, o Business Analytics tem atuado como protagonista na leitura de dados, combinando análises com inteligência.

Em outras palavras, o BA é um conjunto de tecnologias capaz de extrair aquilo que é mais relevante para a empresa, através da gestão de dados, movendo-os para o alcance de metas, mensurando riscos, oportunidades e prevendo resultados.

No entanto, mesmo com inúmeros recursos e benefícios, uma pesquisa produzida pela TDWI revelou alguns entraves que impedem que as organizações utilizem essa tecnologia em seu dia a dia, como: falta de segurança/confiança nos dados processados; falta de pessoas qualificadas para a leitura de dados; budget escasso; e falta de suporte de executivos.

Um dos benefícios que uma empresa pode ter com a adoção do BA é a tomada de decisão baseada em estatísticas reais. Essa tecnologia focada em dados consegue analisá-los tão profundamente que a organização passa a ter noções reais de seu desempenho, com análises do cenário interno e externo, proporcionando uma tomada de decisão assertiva.

O setor de marketing, por exemplo, pode aproveitar as estatísticas para entender quais produtos estão recebendo aceitabilidade e sendo vendidos e quais não.

Dessa forma, com o Business Analytics, pode-se aprimorar, ainda, a estratégia da corporação, pois, com uma análise de dados eficiente, uma empresa concentra seus esforços e atenção naquilo que realmente é necessário, melhorando seus resultados e produtividade. A partir disso, a empresa consegue mudar metas e objetivos para aproximar-se mais facilmente de sua visão.

Através dessa tecnologia, as organizações obtêm uma vantagem competitiva. Isso ocorre por conta do conhecimento mais aprofundado do mercado, que, viabilizado pela análise de dados, é possível saber quais empresas do setor estão à frente, quais produtos/serviços tem maior saída, e como criar estratégias para aumentar a competitividade do negócio..

Portanto, faz-se relevante que as organizações entendam não só os benefícios que a implantação do BA pode fornecer como também compreendam como podem se organizar para crescer no mercado a partir da gestão estratégica de dados.

Denis Gonçalves é CEO e Fundador da Next SI – companhia especialista em suporte a gestão empresarial e desenvolvimento de tecnologia. Com 20 anos de mercado, a Next SI é provedora de soluções que auxiliam no controle, redução de custos, aumento da colaboração, competitividade e produtividade das empresas.