BPM é uma sigla que significa Business Process Management, ou seja, gestão de processos de negócio. Esse conjunto de práticas tem como objetivo uma melhora continua dos procedimentos de uma organização, olhando os processos de uma maneira horizontal, fazendo a gestão ser voltada aos processos e não a cada departamento.

Já a sigla BPMS diz respeito da gestão de processo de negócio, permeada por um sistema, um software que acelera a implementação da disciplina BPM, trazendo ainda mais benefícios para a empresa.

O que é processo?

São atividades desempenhadas pelos colaboradores de cada departamento, é a entrada, o processamento e a saída.
Ou seja, um processo de negócio, é um trabalho realizado por colaboradores para agregar valor para os clientes, com a saída de produto ou serviço.
Existem três tipos de processos:
1. Processos primários
Também denominados essenciais, eles são ligados a atividades centrais que a empresa desenvolve. São aqueles que trabalham diretamente para o cliente e impactam wm sua experiência de consumo. Exemplo: vendas, marketing e logística.
2. Processos de gerenciamento
Asseguram que a empresa atinja suas metas e objetivos estratégicos. Exemplo: planejamento, monitoramento e controle.
3. Processos de suporte
Aumentam a probabilidade de sucesso dos processos que apoiam. Exemplo: compras ou contabilidade.

A gestão de processos de negócio
Trabalha todos os setores: compras, jurídico, vendas, performance, atendimento, RH, financeiro, qualidade, marketing, etc.
Para otimização da gestão de processos, é importante olhar para todos os departamentos. É necessário conhecer como sua empresa funciona, fazer um mapeamento, verificando quais falhas acontecem no fluxo, eliminando desperdícios e propondo melhorias. A implementação de Gestão de Processos (BPM) é extensa e aplicável para todo tipo de negócio.
É importante lembrar que o BPM tem como principal objetivo a otimização de todos os processos empresariais, possibilitando mais lucratividade, ou seja, maior retorno sobre o investimento.

Benefícios de adotar o processo BPM para sua empresa

• Automação;
• Respostas ágeis;
• Controle de custos, qualidade e melhoria contínua;
• Conhecimento tácito;
• Padronização;
• Expectativas melhor atendidas;
• Melhoria da experiência consumidor/empresa;
• Melhoria de planejamentos e projeções;
• Foco em resultados;
• Menor índice de retrabalho.
• Eficiência, eficácia e agilidade.

Como implantar o processo de BPM de forma fácil?

Para uma implantação fácil deste sistema que levará mais produtividade para o seu negócio é preciso pensar em tecnologia, através do software BPMS.
Ele mapeia, executa, monitora processos funcionais buscando a melhoria constante para o seu negócio, através de um fluxo de informações continuo.
Através da implantação de uma suíte como o NEXT BP, você automatiza, direciona e acompanha todos os processos e tarefas da sua empresa.
A suíte BP da NEXT une os processos BPM, Projetos, Tarefas, Gestão Comercial, Business Intelligence e muito mais, garantindo produtividade diária e colocando fim a burocracia empresaria.
Na prática muitas empresas já utilizam este sistema e garantem mais rapidez e agilidade em processos que antes eram complexos e improdutivos. Através da melhoria contínua e ampla visão de negócio proporcionada pela suíte NEXT BP! Em uma única plataforma é possível encontrar a gestão de processos que o seu negócio precisa.
Conheça a solução em gestão empresarial da NEXT.