Business Intelligence consiste na interpretação de dados de transações de uma empresa afim de gerar informações que podem ser usadas pela gestão. Essas transações acontecem através das ações do dia a dia, ou seja, uma venda registrada gera dados: quais produtos são vendidos, qual valor, qual cliente, data, hora, por qual vendedor. Esses dados são armazenados gerando um histórico e através de sua análise, é possível fazer um diagnóstico da empresa, vendas estão aumentando, diminuindo e quais os motivos. 

Qual o principal objetivo do Business Intelligence (BI)?

O BI pode ser considerado uma ferramenta de gestão, um software, uma área da administração, que tem como principal função armazenar e analisar dados brutos, transformando em valiosas informações comerciais. 

Esses dados quando transformados em informações, levam a gestão a tomada de decisões mais assertivas, garantindo maiores chances de lucro. 

O Business Intelligence encontra respostas, através de análise de desempenho e sistemas de gestão empresarial (ERP) e gestão de relacionamento (CRM).  

Os processos do Business Intelligence (BI)

Um conjunto de tarefas compõe a inteligência de negócios. 

Pessoas

A implementação do BI trabalhará diretamente com pessoas, colaboradores ligados ao projeto e também público de interesse, os chamados stakeholders. 

Metas

Todo negócio possui objetivos. Para o bom desenvolvimento do sistema BI, é preciso entender as metas que os gestores traçaram quais as necessidades da empresa. Desenvolvendo um esboço antes mesmo da manipulação dos dados brutos. 

Dados

Os colaboradores envolvidos levantam as fontes de dados, utilizadas para abastecer o sistema. Planilhas, arquivos, servidores e todo tipo de informação pertinente para abastecer o sistema. Um bom exemplo são os registros de compra e estoque, entrada e saída de fornecedores. Esse tipo de referência é validada e mapeada, para então ser inserida no banco de dados do sistema de Business Intelligence. 

Solução

Esta é a etapa de extrair, transformar e carregar dados (ETL), ela define a qualidade dos dados e a forma como eles serão manipulados para a transformação em informações inteligíveis.  Construindo a base do Data Warehouse e rodando os primeiros processos. 

Diferenças entre BI e Big Data

Essas duas tecnologias são usadas por empresas que querem aumentar sua vantagem competitiva através de estratégias. 

O Big Data tem como principal objetivo organizar e viabilizar uma grande quantidade de dados, para que sejam facilmente acessados, criando novas abordagens de armazenamento. 

A diferença, é que o BI é uma tecnologia mais específica, já que ela inclui a coleta, filtragem, monitoramento e organização de informações, tendo um objetivo mais específico. 

Elas são complementares, atuam de forma sistêmica, enquanto o Big Data serve para explorar ou minerar dados de forma mais precisa, o BI analisa e condensa a informação auxiliando no processo de tomada de decisão. 

Como utilizar esses recursos para aumentar a vantagem competitiva? 

Atualmente existe no mercado uma ferramenta completa para automatização de gestão e processos empresariais. 

O NEXT BP é uma suíte de produtividade e resultados que reúne aplicações essenciais para que a empresa direcione, execute e garanta bom desempenho nas tarefas do dia a dia.

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