Por Denis Gonçalves, CEO da NEXT SI

O planejamento estratégico consiste na definição de metas, objetivos, descrição de ações, previsão de custos e receita e formulação de estratégias, ou seja, pode definir o que é a empresa, decidir o que é prioridade e o que não é, avaliar o ambiente interno e externo, considerar a melhor forma de lidar com mudanças, estabelecer uma direção e definir metas concretas para o futuro.

Com isso, hoje em dia, o planejamento estratégico é um dos mais importantes processos na gestão de uma empresa, já que é responsável por reunir e alocar todos os recursos da organização em um determinado período de tempo e atividade, por meio de estratégias e planos de ação que possibilitarão colocar o planejamento estratégico em prática.

Assim, é fundamental compreender quais são os benefícios em ter um planejamento estratégico dentro da empresa, para que seja possível garantir vantagens competitivas para o empreendimento.

O primeiro benefício em ter um planejamento estratégico na companhia é o estabelecimento de um senso de direção. Como é um processo que auxilia na definição de objetivos e metas, alinhados com a visão do negócio, os gestores conseguem ter uma base que permite o crescimento, avaliação de sucesso, compensação de funcionários e estabelecimento de limites para tomadas de decisões eficientes.

Além disso, um planejamento estratégico ajuda o negócio a ser mais proativo, já que ele auxilia a prever o futuro da organização, permitindo que os gestores se preparem adequadamente para qualquer situação, seja ela positiva ou negativa, garantindo, assim, um bom resultado de desempenho.

A partir de um planejamento estratégico, a empresa consegue, também, acompanhar melhor as tendências do mercado e sempre se atualizar para acompanhá-lo, já que obtém muitas informações que são relevantes para compreender os segmentos de consumidores, ofertas de produtos e serviços, entre outros dados que podem impactar o sucesso do negócio.

Esse benefício é essencial e auxilia, inclusive, na análise do ambiente interno e externo, permitindo uma avaliação de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, o que é feito na análise SWOT ou matriz FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).

Outro benefício adquirido com um planejamento estratégico é o aumento de eficiência operacional, pois, com a sua estruturação, ele passa a fornecer um roteiro para alinhar as tarefas funcionais da companhia, de modo a alcançar as metas estabelecidas.

Com esse roteiro, ainda, os gestores garantem um maior entendimento das atividades da empresa e conseguem pensar em estratégias que impulsionem o market share e a lucratividade da organização, ganhando uma maior possibilidade de medir o sucesso do empreendimento.

Com a implementação de um planejamento estratégico, há, também, como ter a vantagem de aumentar a durabilidade do negócio. Muitos empreendimentos acabam fechando suas portas por não terem o autoconhecimento da empresa e não terem identificados fatores importantes como missão, visão, valores, objetivos e metas.

Assim, cada vez mais organizações encerram suas atividades por não terem condições de competirem no mercado, o que, na maior parte dos casos, ocorre pela falta de planejamento e não de recursos financeiros. Portanto, ter um planejamento estratégico é fundamental para que os gestores conheçam o negócio e trabalhem para que ele se mantenha estável por mais tempo.

Mais uma vantagem em ter um planejamento estratégico é a criação de uma diferenciação única. Atualmente, as empresas ficam tão acostumadas a voltar seus olhares para seus concorrentes que acabam esquecendo de melhorar as práticas internas, buscando novas formas de alcançar objetivos e metas.

Com esse planejamento, os empreendedores podem não só avaliar seus concorrentes, mas também as próprias operações da companhia.

Por fim, o planejamento estratégico permite mais clareza nas contratações de funcionários, graças ao maior conhecimento do negócio com relação a missão, visão valores, objetivos, metas, entre outros, o que faz com que os gestores saibam exatamente quais são os profissionais que precisam para cada atividade. Isso é fundamental, também, para criar critérios de eliminação nos processos seletivos.

Dessa forma, quando os empreendedores entendem todos os benefícios que podem ter ao aplicarem um planejamento estratégico na empresa, as vantagens são obtidas e se tornam uma oportunidade para a empresa não só alcançar seus objetivos, mas também ter um espaço de competição no mercado, com estratégias que podem ser definidas no próprio planejamento, no momento em que as decisões são tomadas.

Denis Gonçalves é CEO e Fundador da Next SI – companhia especialista em suporte a gestão empresarial e desenvolvimento de tecnologia. Com 20 anos de mercado, a Next SI é provedora de soluções que auxiliam no controle, redução de custos, aumento da colaboração, competitividade e produtividade das empresas.