CRM – Customer relationship management

O que e qual a importância de um sistema de CRM para sua empresa?

Costumer Relationship Manegement (CRM) significa Gestão de Relacionamento com o cliente e refere-se a uma tecnologia que gerencia seus consumidores.

Listas de e-mail, leads de vendas, clientes, apoiadores e funcionários são geridos em um sistema único.

 

Na prática

O gerenciamento do relacionamento com o cliente não inclui só as diretrizes de como direcionar o consumidor a comprar, mas também serve para rastrear informações importantes para encontrar os clientes em potenciais, gerar e engajar leads, fechar negócios, manter esses clientes estabelecendo relações sólidas através de um serviço personalizado.

O CRM também auxilia os vendedores a automatizarem suas vendas, enquanto os gerentes acompanham a atividade da equipe.

Com o CRM é possível saber exatamente quando um lead passa a ser uma oportunidade de venda e o momento exato que se deve entrar em contato.

 

A tecnologia CRM

É uma plataforma organizada com dados dos clientes, esses dados podem ser usados e compartilhados de forma segura. Cria-se um funil de vendas com: Atração de desconhecidos, conversão de visitantes, leads geradores de vendas, fidelização de clientes. Através desse sistema é possível gerar relatórios, comunicação assertiva e rastreamento de contatos.

 

Estratégia para CRM

Inicialmente é preciso conhecer os seus principais desafios que dificultam suas vendas, identifique também onde sua equipe apresenta dificuldades. A segunda etapa é mapear a jornada do consumidor, analisando todo o processo, como os seus consumidores chegam até sua marca, como interagem com ela.

A definição de metas é outro passo importante, estabeleça referências para suas vendas atuais, identifique as atividades de vendas que ajudam a melhoras o seu desempenho.

 

Simplificando

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais, nome, endereço, telefone, atividades, quantas visitas realizou nos seu site, e-mails, e todas as interações. Além de rastrear e gerenciar as informações dos clientes, conecta sua equipe em qualquer dispositivo, simplifica tarefas repetitivas para um acompanhamento de leads mais efetivo, disponibiliza recomendações e insights instantâneos e expande e personaliza o crescimento da sua empresa.

 

Diferenças entre CRM e ERP

Enquanto o CRM procura melhorar o desempenho da equipe de vendas, o Enterprise Resourse Planning ERP visa conectar os fluxos informacionais da empresa, especialmente processos financeiros como: constas a pagar, emissão de notas fiscais, etc.

Ambos os processos auxiliam o melhor desempenho da sua empresa, entre em contato tom a NEXT e conheça as soluções ideais para o seu negócio.