O ano de 2022 compreende mudanças relacionadas às novas tecnologias associadas às novas práticas profissionais das empresas. Segundo o G1 Economia, os dados do IBGE de 2021 demonstram que 11% dos trabalhadores brasileiros já atuavam na modalidade home office. 

Com o aumento de funcionários remotos e o desenvolvimento das tecnologias, cada vez mais as empresas repensam os processos empresariais e buscam soluções para sua otimização, assim como fortalecimento da segurança dos dados e acompanhamento da produtividade da equipe. 

A principal tendência para este ano é a adoção de tecnologia nas operações do negócio. A otimização dos processos é possível através de soluções com informações personalizadas em tempo real, baseadas na própria empresa, que auxiliam no acompanhamento e direcionamento dos processos empresariais. 

Outra tendência para este ano é o uso de inteligência artificial (IA) – utilizada para potencializar resultados, aumentar a produtividade e economizar tempo – no apoio à sustentabilidade e transparência da empresa. Essa tecnologia auxilia no alcance dos indicadores, permitindo melhores medições e coleta de dados ao tomar decisões. Além disso, a automação com IA possibilita que sistemas mais rápidos e eficientes alcancem mudanças empresariais sustentáveis de longo prazo.

Para a inovação e o desenvolvimento da empresa neste ano, será essencial a valorização do capital humano. Atender às necessidades dos colaboradores internos e oferecer um treinamento que fortaleça seu desenvolvimento profissional é primordial para um trabalho síncrono entre pessoa e tecnologia. Além disso, também serão levadas em conta a confiança e a segurança passadas ao consumidor, garantindo a proteção de seus dados e a cautela nos processos. 

Conhecer as novas possibilidades tecnológicas e de mercado é fundamental para incorporar mudanças que trarão maiores benefícios para a gestão do seu negócio!