Por Denis Gonçalves, CEO da NEXT SI

A transformação digital é um fenômeno que tem ganhado força nas empresas a cada ano e chamado a atenção no mundo todo. Em outras palavras, a transformação digital é conhecida como um processo pelo qual as organizações fazem uso da tecnologia, de forma estratégica, a fim de melhorarem seu desempenho, seu alcance e obterem resultados mais positivos.

No entanto, por mais que a mudança possa parecer natural e unânime, nem todas as empresas investem em tecnologia. O investimento em transformação digital leva um tempo para gerar retorno, visto que consome muitos recursos e é algo que não interfere superficialmente nas organizações, mas sim internamente, em sua estrutura, porém, para obter uma vantagem competitiva no mercado, é algo necessário.

Mas como começar a investir em transformação digital?

A resposta é Business Process. O Business Process Management (BPM), ou Gerenciamento de Processos do Negócios, é um método utilizado pelas empresas para otimizar processos, ou seja, mapear, realizar análises, fazer definições, executar tarefas, monitorar ações e fazer o gerenciamento completo do empreendimento, tudo através da tecnologia.

A adoção do BPM pode entregar uma série de benefícios às empresas, a começar pela comunicação. Enquanto há uma comunicação vertical que passa por uma linha hierárquica, em organizações que não possuem o BPM implantado, há uma comunicação horizontal aliada ao Business Process, já que todos os processos se encontram em nuvem e podem ser acessados por qualquer funcionário, a qualquer momento.

Além de melhorar a comunicação interna, o BPM ainda consegue melhorar a comunicação com o cliente final, fornecendo ferramentas automatizadas mais eficientes para o contato com o consumidor.

Mais uma das vantagens em se adotar o BPM é a capacidade de fornecimento de dados. Por ser um sistema no qual muitas informações ficam armazenadas, torna-se mais fácil obter dados e identificar possíveis problemas na organização, o que minimiza desperdícios de recursos. Ainda, uma solução de BPM consegue entregar um padrão regular para os processos, ajudando no treinamento de funcionários e no fortalecimento da cultura organizacional, por exemplo.

Com isso, de forma geral, o Business Process consegue entregar para as organizações uma maior transparência nos processos, maior controle das operações, aumento de produtividade para a equipe, automação, agilidade, eficiência, redução de custos, desperdícios e uma maior seguranças para os dados armazenados, já que o gerenciamento é feito em nuvem.

Por mexer internamente com a empresa e promover mudanças estruturais, o Business Process tem se tornado um dos pilares da Transformação Digital, intensificando as mudanças tecnológicas cada vez mais. Ao tomar a decisão de investir em soluções que implementem a Transformação Digital, o Business Process pode ser a saída mais eficaz para quem quer obter o máximo de alterações com o melhor resultado.

Denis Gonçalves é CEO e Fundador da Next SI – companhia especialista em suporte a gestão empresarial e desenvolvimento de tecnologia. Com 20 anos de mercado, a Next SI é provedora de soluções que auxiliam no controle, redução de custos, aumento da colaboração, competitividade e produtividade das empresas.